TCEM 2018



INSCRIÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO TCEM 2018 - FILOSOFIA


Atenção alunos que estão inscritos no TCEM 2018 na disciplina de FILOSOFIA, realizem o preenchimento do formulário acessando o link ao final dessas orientações. 

Atenção para as orientações de preenchimento:

1) Só façam o preenchimento depois de terem discutido e elaborado uma lista de perguntas de interesse do grupo, como foi orientado no encontro;
2) Deverá ser feito apenas uma inscrição para todo grupo, portanto, quem ficar responsável por preencher o formulário para o grupo deverá ter o nome completo de todos participantes do grupo bem como o endereço de email de cada um (email do gmail, como solicitado em nosso encontro);
3) Fique atento ao preenchimento, leia o formulário e perceba que o primeiro participante indicado no formulário será considerado o representante do grupo.



______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Olá pesquisadores. Seguem as orientações gerais.


Nesse primeiro momento trata-se de um Pré-projeto, que será apresentado à banca em junho. Uma vez aprovado, o projeto tem andamento. É importante dividir tarefas, pois há muita leitura e levantamento de informações a ser feito.

Buscar um referencial teórico é o mesmo que escolher uma janela de observação. Um problema pode ser analisado de inúmeras maneiras, o referencial teórico vai ajudar a delimitar sob qual perspectiva vocês vão abordar o problema. Por exemplo: Tema: Ética  Questão Problematizadora: “O que é vício?”

Diante dessa questão, é possível fazer uma pesquisa sobre o tema ética a partir de diferentes referenciais teóricos: o conceito de vício de acordo com a filosofia de Aristóteles; vício de acordo com a teoria psicanalítica, etc.

É possível ainda colocar em confronto diferentes referenciais teóricos, por exemplo, comparar as vantagens e desvantagens de teorias diferentes a respeito do mesmo problema (isso exige muito, e talvez não seja indicado diante do limite de tempo).

Por isso, o referencial teórico só vai ficar claro depois de alguma pesquisa sobre o problema de interesse do grupo. Mãos a obra: façam uso de livros, artigos de revistas confiáveis. Não dispensem a visita à biblioteca (sugiro a da UNISO – há muito material no acervo de Filosofia – periódicos, livros, etc).


Consulte AQUI o modelo do Pré-projeto. Qualquer dúvida entrem em contato.

Prazo: AINDA NÃO DEFINIDO
Entregue antes e não no último dia! Use o email: fbeserra2005@uol.com.br
Coloquem no assunto: TCEM_série_grupo (exemplo: TCEM_3A_grupo1)
Caso não faça essa identificação, correrá o risco de ter seu email deletado como spam.

 



LEITURA OBRIGATÓRIA (todos participantes do grupo)

Para saber mais sobre como dar andamento a essa etapa da pesquisa: clique AQUI




DICAS E SUGESTÕES

 


Sites de Pesquisa indicados

Portal de Periódicos de Ciências Humanas e Filosofia





PhilBrasil




Scielo Brasil





Periódicos de Filosofia indicados

Philósophos - Revista de Filosofia

Problemata - Revista Internacional de Filosofia


Sapere Aude - Revista de Filosofia


Kriterion

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-512X&lng=en&nrm=iso